Neuromarketing
Revelando o subconsciente do consumidor
Por Tiago Bosco em 16/09/2013
Para compreender melhor este campo e de que maneira ele pode ser a chave para uma campanha de sucesso, a Wide conversou com Fátima Bana, especialista em Neuromarketing e Mestre em Comportamento do Consumidor pela Universidade da Califórnia. Confira.
WIDE Você poderia explicar aos nossos leitores de maneira resumida em que consiste o neuromarketing?
FÁTIMA BANA Neuromarketing é uma nova abordagem de pesquisa de marketing que faz uso da avançada tecnologia investigativa da neurociência comportamental. As ferramentas neurocientíficas possibilitam, de forma objetiva e com rigor científico, uma nova dimensão de compreensão das motivações implícitas do comportamento do consumidor. De acordo com a atividade cerebral conseguimos ver se uma determinada comunicação vai gerar repulsa, desejo ou ainda compra por impulso.
WIDE E de que maneira ele pode ser a chave para uma campanha de sucesso?
FÁTIMA BANA Versatilidade proporcionada pelo casamento entre as tradicionais pesquisas de mercado e as descobertas da neurociência se mostra um prato cheio para os publicitários e para as pesquisas de marketing. Descobrindo, por exemplo, o que causa a repulsa, por determinado produto, foto ou frase, podemos chegar ao que leva ao consumo e aí está o que chamamos de ouro do neuromarketing. A fórmula perfeita.
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WIDE Em sua opinião, como o neuromarketing altera a relação entre empresas e consumidores?
FÁTIMA BANA Medir as respostas dos consumidores revela, de forma objetiva, onde devemos acertar, e isso para eles (consumidores) também é bom, pois serão impactados por propagandas realmente relevantes ao seu conceito de certo ou errado. Produtos realmente pensados para agradar.
E com as pesquisas de neuromarketing revelamos o subconsciente do consumidor; não vamos mais errar ao explorar o nosso potencial - acabam inclusive as propagandas enganosas, desde que usado com consciência e respeitando o consumidor.
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