quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Inteligência X Acúmulo de Informações


Todo educador deveria saber, que inteligência pouco ou nada tem a ver com acúmulo de informações, o que define uma pessoa ser considerada inteligente ou não, não é o quanto ela sabe, mas sua capacidade de resolver problemas.

Quer dizer, saber um pouco sobre tudo claro que é bom, sempre é útil, principalmente para impressionar gatinhas na balada, mas para a vida, existe um outro tipo de conhecimento adquirido, o conhecimento informal, que só a escola da vida proporciona, que é o que no final faz a diferença.

A escola tem o papel de nos auxiliar a organizar as informações, a converter isto em conhecimento... mas mesmo nesta tarefa não atinge seu objetivo, porque conhecimento vem de conhecer, ou seja, da experiência, da vivência e não da compreensão teórica de qualquer coisa.

Acúmulo de informações pode acelerar o aprendizado, otimiza-lo, embora esta não seja uma regra, pois sabemos que muita gente sem conhecimento "formal" (graduação) possui grande capacidade de resolver problemas e atinge grandes feitos (Henry Ford, por exemplo), enquanto muito acadêmico estuda, estuda e (perdoem a palavra) continua burro.

E quanto a sabedoria? Este seria um passo ainda além... se conhecimento vem da experiência, sabedoria viria ainda depois, através de uma análise reflexiva do resultado obtido pela experiência... de qualquer forma não escapamos da fórmula unica para adquirir ambos, ou seja, a vivência.

Portanto estude, mas não tenha a ilusão que isto lhe tornará mais inteligente, lhe dará mais ferramentas sim, apontará caminhos... o que você conseguir fazer com tudo isso é que definirá o quanto é "espertinho"... ou não.

C

Nenhum comentário: