quarta-feira, 31 de julho de 2013

Trabalhos de aula psicologia na educação



Em uma aula qualquer de psicologia na educação, dois grupos de alunos se dividiram para formularem um "passo-a-passo" da aplicação ideal segundo a psicanálise e o humanismo.


Resultado? Uma fórmula de bolo, e um manual, compartilho abaixo ambos:


Receita de "bolo", opa, de professor:
Pegue uma poção de conhecimento, coloque num potinho bem forte, untado de autoconhecimento, adicione responsividade a gosto, até chegar ao ponto do vínculo, recheado de prazer. Certifique-se de fazê-lo com segurança, afetividade e prazer, para garantir o vínculo com os alunos e a aprendizagem.




Seis passos para o Docente aplicar ingredientes
fundamentais da visão Humanista em sala de aula:



1. ENTREGA: Envolvimento total com o processo de aprendizagem, sem a preocupação de recompensas, somente com os possíveis resultados, passando uma visão integral e confiante para o aluno sentir segurança e poder se engajar;

2. ACEITAR: Aceitar o aluno de acordo com sua realidade, isento da interpretação por estereótipos, olhar o aluno como indivíduo, sem julgamento ou rotulação;


3. EMPATIA: Trabalhar focado na empatia, utilizar todos os recursos disponíveis para tentar compreender a realidade do aluno, se colocar no lugar d’ele;


4. CONTEXTUALIZAÇÃO: Dar sentido ao conteúdo 
apresentado, contextualizar a aula, mostrar a utilidade e aplicações práticas do que é apresentado, se colocar na posição de facilitador;


5. DESAFIAR: Propor desafios, incentivar o desejo de “realizar”, construir “algo”, “ensinar” o envolvimento com o processo construtivo;

6. CORRELACIONAR: Apresentar uma visão holística do processo, como a aplicação prática do aprendizado pode dar resultados em suas vidas.

C

Nenhum comentário: